segunda-feira, 23 de maio de 2016

Qual a sua maior vantagem competitiva?

Por Renato Romero

Pense em uma grande organização que você conhece e admira, o que a torna tão especial?

Seus competidores atualmente, podem replicar praticamente tudo em sua organização. Sua estratégia, produtos, sistemas, tecnologia, logística, preço, e até mesmo suas inovações.
Uma coisa, portanto, não pode ser duplicada – A eficácia e o comportamento coletivo de seus colaboradores, que são constituídos de sua independência, maturidade, confiabilidade, colaboração, produtividade e habilidade para executar são únicas da sua organização.
Esse conjunto formado pela eficácia e comportamento coletivo de seus colaboradores é o que forma uma Cultura Vencedora e isso é o principal diferencial das grandes organizações e são, de fato, sua maior vantagem competitiva.
 Temos passado por muitas transformações e turbulências e gostaria de destacar alguns pontos que estruturam e sustentam uma cultura vencedora nesses momentos.
As pessoas, de maneira proativa, são líderes de si mesmas.
Apesar da palavra proatividade ser atualmente muito comum nos livros e conversas sobre administração, trata-se de um termo que não encontraremos na maioria dos dicionários. Ela significa muito mais que tomar iniciativa. Implica que nós, como seres humanos, somos responsáveis por nossas próprias vidas. Nosso comportamento resulta de decisões tomadas, e não das condições externas. Temos a capacidade de subordinar os sentimentos aos valores. Possuímos iniciativa e responsabilidade suficiente para fazer com que as coisas aconteçam.
Pessoas líderes de si mesmas, acostumam-se com a responsabilidade. Não colocam a culpa por seu comportamento nas circunstâncias ou condições. Seu comportamento é produto de sua escolha consciente, baseada em valores, e não resultado de um condicionamento, baseado em sentimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário