segunda-feira, 23 de maio de 2016

A linha tênue entre a eficiência e a eficácia


Quais são as coisas mais importantes na sua vida?
Uma maneira eficaz de responder a essa pergunta é fazendo outras: “O que é especial a meu respeito? O que eu posso fazer que mais ninguém pode? O que eu tenho de especial? ”
Cada um de nós tem um talento e capacidade singulares e um trabalho importante a fazer na vida. O problema é que nunca fazemos nossa contribuição exclusiva, porque as principais coisas de nossas vidas – aquelas realmente relevantes – acabam sendo sufocadas por outras urgências. Por conseguinte, alguns trabalhos importantes nunca são começados ou terminados.
O caminho para a liderança pessoal segue os degraus da visão, da missão, do equilíbrio, dos papéis que exercemos, das metas, da perspectiva e da integridade no momento da escolha.
Quais são as minhas responsabilidades na vida?
As respostas tornam-se a base para que reflitamos sobre nossos papéis. Desta maneira, você define suas metas, perguntando-se: “Qual é a condição futura que desejo para cada relacionamento ou responsabilidade? ”
Estabelecer acordos de ganho mútuo com as pessoas e manter relacionamentos positivos não é um processo eficiente, na realidade, o processo geralmente é lento. Mas uma vez que um acordo de ganha/ganha esteja em vigor, tudo avançará rapidamente. Se você for eficiente logo de saída, talvez esteja adotando a abordagem mais lenta. De fato, você poderia obrigar uma pessoa a engolir sua decisão, mas se ela estará ou não emprenhada em respeitar essa escolha e colocá-la em prática é outra questão. O lento é rápido; o rápido é lento.
Você até pode tomar uma decisão de qualidade, mas, se não houver comprometimento, ela não será eficaz. Um executivo pode ser altamente eficiente ao trabalhar com produtos, por exemplo, porém extremamente ineficaz com pessoas.
Eficiência é diferente de eficácia. Eficácia é uma palavra que diz respeito a resultados; eficiência está relacionada com métodos. Algumas pessoas podem galgar a “escada do sucesso” com muita eficiência, mas se estiverem apoiadas na parede errada, elas não serão muito eficazes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário