Por Equipe de Marketing
Quando falamos da mudança de comportamento de pessoas, quase 40% das estratégias planejadas de uma organização vão por água abaixo.
Os motivos?
Gestão de Desempenho não alinhada
com a estratégia, falta de recursos alocados à estratégia quando necessário,
organização não engajada em suportar mudanças, entre diversos outros fatores.
É importante entender quais gaps
devem ser preenchidos para assegurar a construção de uma cultura corporativa
eficaz.
Diante de um cenário, onde as
mudanças ocorrem a todo instante, é essencial definir qual o propósito da
organização, e deixar claro quais são os propósitos e princípios que norteiam a
empresa.
A cultura corporativa determina
não só a forma como a empresa conduz os negócios e quem são seus clientes, mas
também, a maneira como se relaciona com esses agentes.
Um erro comum entre os executivos,
está em querer imitar a cultura de uma organização de sucesso. No entanto, uma
característica importante que a cultura de uma empresa deve ter para gerar resultado
competitivo superior, é tornar-se uma organização rara e difícil de imitar.
Para que haja a construção de uma
cultura vencedora, os colaboradores de uma organização devem ter uma conexão
direta com a empresa, ou seja, compartilhar os mesmos valores corporativos.
É importante enfatizar que a
construção da cultura vai além do engajamento entre os colaboradores, ela
também inclui a cultura inclusiva onde o ambiente de trabalho conecta as
pessoas, onde, os colaboradores ajudam uns aos outros, compartilham
conhecimento sem esperar nada em troca.
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