Por Bill Moraes
“Somos a empresa mais focada que conheço, ou sobre a
qual já tenha lido ou tido conhecimento. Mantemos a quantidade de coisas nas
quais nos concentramos num número bem reduzido. Assim, conseguimos dedicar uma
imensa quantidade de energia naquelas que escolhemos.” Tim Cook, CEO da Apple.
Frequentemente as metas não são claras. Em outras palavras,
constantemente nós definimos metas que ninguém consegue alcançar porque não
existe uma linha de chegada. Não há meio de dizer quando chegamos à meta ou não,
não podemos dizer onde estamos num determinado momento no tempo em relação à
meta. Vejam alguns exemplos de metas que identificamos nos últimos anos aqui no
Brasil e no mundo todo onde falta mensuração:
- “Aumentar nosso foco em novos negócios.” Como medimos isso?
- “Melhorar processamento de inventário.” Quanto?
- “Estreitar o relacionamento com novos clientes.” Como medimos
“estreitar”?
- “Identificar, contratar e reter os melhores colaboradores.” Como
sabemos se fizemos isso?
Dada esta falta de clareza na criação de metas, nós praticamos um
conjunto de regras que foram testadas e refinadas por centenas de organizações
e milhares de equipes durante muitos anos. Sendo bem diretos, possibilitamos
que as organizações de todos os tipos criem foco em uma ou duas Metas
Crucialmente Importantes (MCIs) que farão toda a diferença, ao invés de tentar
de maneira medíocre se esforçar em dezenas de metas ao mesmo tempo.
Pense nas duas armadilhas mais comuns do foco:
- Você já se viu dizendo sim para todas as “boas ideias” que vem à sua
mente?
- Você transforma tudo que está no meio de seu redemoinho diário em uma
meta?
Quanto custa hoje à sua organização ou à sua equipe a falta de clareza
na criação de suas metas? Este dilema é superado quando colocamos em prática um
conjunto de 4 regras muito simples:
1. Nenhuma equipe deve focar em mais de duas MCIs (Metas Crucialmente
Importantes) ao mesmo tempo.
2. Os jogos que você escolher devem vencer o grande campeonato da
organização.
2. Líderes sêniores podem vetar, porém não podem ditar.
3. Todas as MCIs devem ter uma clara linha de chegada no formato “de X
para Y até Quando”.
Medidas Históricas versus Medidas de Direção
Medida Histórica é a mensuração do resultado que você busca alcançar. Chamamos
de medidas históricas porque quando obtemos os dados sobre elas, o resultado já
aconteceu, elas sempre estão no passado.
Medida de Direção prediz o alcance da meta. Estas medidas são
preditivas e influenciáveis. E aqui vai um aviso: resista à tentação de
simplifica-las demais.
Façamos um breve resumo do que vimos até aqui. Uma MCI não é uma
estratégia. A MCI é uma meta tática dentro de um horizonte de tempo definido.
Algumas MCIs levam anos para serem alcançadas. Use seu bom julgamento.
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