Produtividade é a mensuração da produção no tempo, e o princípio-chave do gerenciamento do tempo e da vida é organizar e executar com base em prioridades e metas. A fórmula para melhorar a produtividade é simples: priorizar, organizar e desempenhar.
Priorizar significa decidir o
que mais importa, quais valores levar a cabo, quais metas perseguir.
Organizar
significa agendar nossos próprios compromissos ou delegar tarefas a outros a
fim de atingir a meta. Desempenhar significa disciplinar nossa atividade de acordo
com um plano a fim de se obter os resultados desejados.
Para determinar suas
prioridades, responda as seguintes questões: O que mais importa? O que eu
desejo atingir, pessoal ou profissionalmente? Quais são os resultados que estou
buscando? Ou, para ir ainda mais fundo, faça esta pergunta vital: no meu
enterro, o que espero que seja dito a meu respeito? Que tipo de pessoa eu terei
sido? O que eu valorizei? Que contribuições prestei?
Muitas pessoas sentem-se
estressadas ou insatisfeitas porque não têm tempo suficiente para fazer tudo o
que precisam. O problema é que nós achamos que devemos fazer tudo. "Uma
das maiores necessidades que temos atualmente é aprender a dizer 'sim' e
'não'", diz o Dr. Stephen R. Covey, autor dos best-sellers internacionais
Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes. "Nós devemos aprender a dizer
'não' às coisas que não são prioritárias e aprender a ter um ardente 'sim' para
as coisas que mais importam para nós".
O problema para a maioria de
nós é que freqüentemente administramos nossa vida conforme a urgência. Assuntos
urgentes costumam exigir atenção imediata. Nós temos que reagir a eles da
melhor forma que pudermos. Se não escolhemos seletivamente nossas ações,
ficamos sufocados por coisas que não são urgentes para nós, mas sim para os
outros. Nós ficamos como uma barata tonta.
Líderes eficazes são aqueles
que focam assuntos ou prioridades importantes mas não urgentes. Isto requer
iniciativa e proatividade: nós devemos agir sobre eles. Atividades tais como
planejamento, preparação, manutenção preventiva e comunicação interpessoal são
importantes mas negligenciadas com freqüência, porque a maior parte das pessoas
não toma iniciativa. Em geral nós esperamos até que uma crise ou problema surja
para reagirmos.
Pessoas de sucesso são
proativas. Elas desenvolvem a disciplina de fazer coisas importantes mas não
necessariamente "urgentes". O sucesso vem de ser proativo, de
trabalhar naquilo que mais importa, de conduzir resultados em longo prazo e de
continuidade. Pessoas reativas, por outro lado, vêem-se presas nas coisas que
menos importam.
A frase gerenciamento de tempo
é um tanto quanto equivocada. Afinal, todos têm exatamente a mesma quantidade
de tempo, mas alguns conseguem realizar várias vezes mais do que outros com a
mesma quantidade de tempo. Auto-gerenciamento ou gerenciamento da vida são
expressões melhores porque implicam que nós gerenciamos nós mesmos no tempo que
nos é destinado.
Pessoas pró-ativas fazem importantes contribuições enfocando atividades que fazem uma diferença significativa nos resultados.
Pessoas pró-ativas fazem importantes contribuições enfocando atividades que fazem uma diferença significativa nos resultados.
Muitos executivos e líderes famosos, de todos os segmentos, servem como bons exemplos de "auto-gerenciadores". Suas idéias e seu trabalho fluem a partir de valores e metas cuidadosamente selecionados. Eles investem sua energia em prioridades máximas e novas oportunidades - eles colocam em primeiro o mais importante.
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