A empatia é um conceito simples na teoria, no
entanto, quando levamos a prática torna-se uma ação muito mais complexa. Procurar
primeiro compreender para depois ser compreendido é o 5° hábito aplicado entre
os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes. Este princípio é a chave para a
comunicação interpessoal eficaz.
É importante entendermos que nosso papel em uma
empresa vai muito além da execução de função.
Dentro de uma organização, cada um é responsável na ajuda para o
desenvolvimento não somente da empresa, mas também, das pessoas que estão ao
redor. Poucas pessoas possui um treinamento para ouvir o que quer que seja, e
normalmente quando isso ocorre, é feito através de técnica, que nada tem a ver
com caráter e relacionamento absoluto, fatores vitais para a compreensão
autentica da outra pessoa.
É natural procurarmos primeiro ser
compreendidos, e quando nos propomos a escutar o outro, na maioria das vezes
ouvimos na intenção de responder, ou seja, estamos nos preparando para falar,
filtramos as informações através dos nossos paradigmas.
Esse cenário é muito frequente, até porque
ouvir o outro em profundidade exige um bocado de segurança, porque você se abre
as influências. Torna-se vulnerável, você precisa se dispor a ser influenciado
para poder influenciar, portanto, você deve realmente entender.
Apesar de ser arriscado e difícil procurar primeiro
compreender antes de tirar conclusões precipitadas, é um princípio correto que
se manifesta em muitas áreas da vida. É a marca registrada de todos os
profissionais de verdade, até porque você não terá confiança no outro a não ser
que sinta que ele está realmente compreendendo o seu ponto de vista.
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