Por Maurício Araújo
E se eu te dissesse que seu produto ou serviço não tem
valor intrínseco algum.
Ou seja, o que você vende não tem qualquer valor em si
mesmo para o mercado. Não há qualquer oportunidade latente para aquilo que você
tem nas tecnologias desenvolvidas ou nos estoques de sua empresa...
Você duvida?
A razão é simples.
Todo produto ou serviço deriva valor apenas dos problemas
que resolvem ou dos resultados que produzem.
Quando interage, um
profissional de vendas experiente busca primeiro compreender o que seu cliente
realmente quer alcançar ou resolver. Se este profissional não consegue detectar
o impacto financeiro de sua solução a favor do cliente, ele sente-se obrigado a
alerta-lo sobre isto.
Ele sabe que se o seu produto ou serviço não ajuda seu
cliente a resolver um problema ou a atingir algum resultado, este vendedor não
tem valor algum a oferecer.
Quanto está custando para o cliente o problema que você
quer ajuda-lo a resolver?
Quanto o cliente ganharia com o resultado que você quer
ajuda-lo a obter?
Quantificar estes valores significa quantificar o alcance
de sua oferta.
Para isso, no primeiro momento você precisa deixar de
lado sua solução. Um dos erros mais comuns de vendedores inexperientes é que
eles falam demais sobre si mesmos. Eles falam sobre seus clientes, sua
história, seus produtos e serviços, etc, etc....
Eles arrogantemente acham que têm a solução perfeita sem
ao menos quantificarem o problema do cliente! De fato, até que provem o
contrário, suas soluções não valem coisa alguma!!
Então, por que eles fazem isto???
Porque é muito mais confortável para estes vendedores
falarem sobre si mesmos e sobre as soluções que dominam. Um vendedor medíocre
entra em sua Zona de Conforto quando surge o slide “Nossa Empresa”, seguido de
45 minutos de malabarismos, piadas manjadas e scripts viciados...
E quando finalmente apresentam seu preço, o cliente acha
caro demais e pede desconto. O vendedor faz o que pode para conseguir a venda e
torce para dar certo. Com sorte, uma em cada dez tentativas se concretizam.
Ao invés disso, vendedores experientes não falam de sua
solução antes da hora. Eles exploram objetivamente os problemas, os resultados
almejados, os impactos financeiros, os critérios que o cliente irá utilizar
para tomar sua decisão e então eles falam de sua oferta. O preço torna-se um
fator secundário neste nível de discussão.
Entrar neste campo é arriscado, desconhecido e mais
confortável para o cliente do que para o vendedor.
Por isso poucos ousam fazê-lo. Os calouros sabem que isso
é para profissionais.
Pela experiência adquirida pela FranklinCovey ao estudar
milhares de campeões de vendas ao redor do mundo, concluiu-se que quando o
cliente tem espaço para compartilhar suas necessidades PRIMEIRO, antes que o
vendedor comece a falar de si mesmo, isto abre espaço para que DEPOIS ele
prove - com muito mais propriedade -
como sua solução poderá ajudar o cliente no que ele quer resolver ou alcançar!
Portanto, antes de sair por aí falando que os problemas
dos seus clientes acabaram, vendedores-adivinhos precisam se dar conta de que
os problemas de seus clientes na
verdade, apenas começaram....
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