Nunca
subestime o poder de uma palavra ou de uma ação gentil. - Jackson
Brown Jr.
O grande desafio da comunicação eficaz, reside no
fato de muitos de nós caminharmos para uma de três possíveis direções: Evitamos
o confronto, ficando calados e entramos em nossas “cavernas”, falamos
excessivamente, fazendo “looping” do assunto de forma exaustiva e agressiva ou
buscamos de forma clara e civilizada encontrar uma solução.
Em cada uma das situações descritas acima, existem
nossas histórias de vida nos influenciando. Algumas pessoas
acreditam que o outro sempre o estará acusando, se colocam em posição de
vítima. Outras pessoas, não desenvolvem a paciência necessária para
esclarecer o que pensam, acreditam que fugir da discussão é o caminho. Existem
aquelas que arranjam encrenca para tudo, nunca ficam bem, só melhoram depois de
ter criado um clima ruim. E aqueles que buscam o equilíbrio, a compreensão e a
“paz”.
Quando as emoções estão em alta, fica muito difícil
ouvir com empatia e discernimento. Nestes momentos nossa fisiologia entra em
ação, uma ebulição toma conta de nosso ser, então de maneira automática, somos
levados ao silêncio ou discussão. O problema dessa reação, é que o
cérebro diante do desafio desvia o sangue de atividades que não considera
essenciais, direcionando-os para os músculos, diminuindo a quantidade na área
irrigada no cérebro onde tomamos decisões sensatas. Passamos a reagir em vez de
agir com equilíbrio.
Os momentos em que esta reação acontece, podem ser
vividos nas mais diferentes situações do dia a dia, eis alguns exemplos:
a) Quando temos pontos de vista antagônicos sobre
um assunto delicado;
b) Quando falamos a um superior que tem comportamento
reativo;
c) Quando lidamos com uma separação;
d) Quando falamos de resultados ruins sobre uma
responsabilidade delegada;
e) Quando cobramos uma dívida;
A falta de compreensão afeta nossa vida pessoal e
profissional, impactando não só no relacionamento mas também em nossa saúde,
provocando um desequilíbrio em nossos sistemas metabólicos. Grande
parte das pessoas acredita que não precisa aprender, aperfeiçoar-se ou melhorar
suas habilidades de comunicação. Essas mesmas pessoas acreditam que o
que já sabem lhe basta.
Falar sem rodeios e de maneira clara pode
ajudar-nos a evitar interpretações erradas e a encontrar uma
solução. Alguns pontos que influenciam nossas emoções e por
consequência nossos relacionamentos são:
Sorria: Não
fere, não paga impostos e ajuda criar um ambiente agradável e simpático, além
de movimentar vários músculos da face, influenciando de maneira benéfica o
tônus muscular.
Evite criticar: Principalmente
se as emoções estiverem em alta, nestes momentos a capacidade auditiva parece
diminuir sensivelmente, levando a “surdez” temporária.
Elogie: Nada
melhor para o ser humano do que receber reconhecimento por seus feitos, mesmo
que para você o elogio pareça simples.
Conecte-se: Interaja
com as pessoas que gosta, usufrua do convívio, ame sem “frescura”. Perdoe
sempre que possível, 70 x 7 é o conselho encontrado nas escrituras.
Mantenha o bom humor: O humor diminui a distância entre as pessoas,
além de criar um ambiente ideal para o desenvolvimento de ideias criativas.
Qual o seu comportamento diante de um assunto
difícil? Em qual das três direções citadas você se enquadra? Que resultados
você tem conseguido? Existe algo a aprender ou melhorar?
Boa reflexão!
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